Garotas fãs de Cristo: É pecado o uso de anticoncepcional?

É pecado o uso de anticoncepcional?


Ao ver uma publicação de um conhecido em minha rede social, percebi que muitos têm uma visão distorcida sobre os métodos contraceptivos; uns condenam dizendo que é pecado e outros aceitam o uso. Mas uma coisa é certa: há muita desinformação. É por isso que resolvi escrever sobre o assunto, procurando esclarecer quaisquer dúvidas que existam.

Antes de irmos para as Escrituras precisamos entender como os métodos contraceptivos funcionam. Não há como falar sobre todos os tipos, porque existem várias formas, então irei expor aqui apenas os três principais:

♦ Camisinha: “Aprisiona” os espermatozóides, impedindo que o óvulo seja fecundado.

♦ Pílula Anticoncepcional: A pílula libera hormônios que impedem a ovulação (a liberação do óvulo do ovário); pois ela engana o organismo fazendo com que ele entenda que a mulher já esteja grávida.

♦ Pílula do dia seguinte: A pílula age de três formas diferentes; ela inibe ou retarda a ovulação, impede a fertilização do óvulo pelo espermatozóide e impede que o óvulo já fecundado se aloje no útero.


Já esclarecido como os métodos funcionam, vamos agora entender o que as Escrituras dizem. Há um versículo muito utilizado quando se vai falar sobre tal assunto, o qual é: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.” (Gênesis 1.28a). Alguns dizem que os métodos contraceptivos anulam o que o Senhor disse para fazermos no versículo citado. Entretanto, eu discordo desta afirmação, pois não há nada de errado com o controle de natalidade. Discordo com o pensamento de ter que deixar vir vários filhos porque só assim estará sendo feita a vontade de Deus. Pois do que adianta ter muitos filhos (sem planejamento) e depois não ter como cuidar? Não ter como dar uma boa educação? Se Deus quiser dar um filho a um casal não é um remédio que vai anular isso. Temos que ser conscientes e saber que sempre a vontade de Deus vai prevalecer sobre a nossa. O Senhor quer que tenhamos filhos sim, mas fazendo isso com prudência.

E a história de Onã (Gn 38.1-10)? Este homem teve que casar com a mulher do seu falecido irmão e tinha relações com ela, porém ele derramava o sêmen no chão para não suscitar descendência ao seu falecido irmão e isto não era agradável a Deus. Com base nesta passagem podemos afirmar que usar métodos contraceptivos não é agradável ao Senhor?

Antes de tudo precisamos entender o contexto da passagem bíblica. Er e Onã eram filhos de Judá. Er era o primogênito que morreu sem filhos. Se Onã não suscitasse herdeiro a Er, Onã ficaria com as terras de Judá, seu pai. Ou seja, Onã estava com coração desobediente, não porque não queria ter filhos, mas por não querer gerar descendência ao nome do irmão; ele foi negligente quanto à memória do irmão e não respeitou a lei do levirato (Dt 25.5,6).

Logo concluímos que essas passagens não condenam o uso de métodos contraceptivos. É importante lembrar também que sexo, segundo a Bíblia, não é somente para procriar é também para prazer do casal. Pois se sexo só fosse permitido apenas para a procriação, então um casal estéril ou teria que se divorciar para casar com quem pudesse ter filho, ou viver como irmãos, porque estariam pecando, já que não podem obedecer a essa ordem.

Ter filhos é diferente de ter muitos filhos. E como cristãos temos que ter responsabilidade e saber que vamos cuidar e estar presentes para educar cada filho e não ser como Davi que teve vários filhos e os deixou espalhados; o que causou uma confusão bem grande em Israel. Deus deu a capacidade para nós, seres humanos, inventarmos o anticoncepcional, e é melhor ser prudente fazendo uso dele do que colocar milhões de crianças no mundo e não dar uma vida digna a eles.

É de suma importância lembrar que pílulas anticoncepcionais são usadas também para tratamentos de algumas enfermidades. Se você quer começar a usar este método contraceptivo precisará ter cautela, pois como qualquer medicação, é fundamental a prescrição médica correta. Somos todos diferentes uns dos outros, o que funciona para um, não funciona para outro.

Se você é solteira não vejo motivos para que você comece a usar métodos contraceptivos, exceto para tratamento de enfermidades. Porque como sabemos, você só pode fazer sexo quando tiver casada. Se você é casada, procure saber como os diversos métodos contraceptivos funcionam, pois alguns métodos são abortivos; e como cristãs não podemos aceitar a ideia do aborto.

Por exemplo, a pílula do dia seguinte é recomendada quando se esquece de tomar a pílula anticoncepcional e o casal teve relações sexuais; e alguns médicos afirmam que a pílula do dia seguinte não é abortiva. Entretanto, observando como este método funciona vemos que, caso a fecundação ocorra, ela impede que a nidação (o óvulo já fecundado fixar na parede do útero) ocorra. E no ponto de vista cristão, o início da vida humana se dá no momento da concepção, isto é, quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide. Portanto, a pílula do dia seguinte PODE ser abortiva, porque ela impede que o feto se fixe na parede do útero. E, como mulheres cristãs, não podemos tomar um medicamento que nos leve a cometer pecado. Isso vale tanto para a pílula do dia seguinte, quanto para quaisquer outros métodos contraceptivos que podem ser ou são abortivos. Quero deixar bem claro aqui, que a camisinha e a pílula anticoncepcional tradicional não são abortivas, é por isso que você deve ter cuidado com as informações errôneas que são passadas entre as pessoas e até mesmo artigos encontrados no Google.

Concluindo: Não existe proibição bíblica para o uso de camisinha ou pílula anticoncepcional por casados, e nem quaisquer outros métodos contraceptivos que não sejam abortivos.


Espero ter ajudado a retirar as dúvidas que você tem. Caso concorde ou discorde de algum ponto apresentado no artigo, deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

6 comentários:

  1. A questão é aborto é pecado? Se desde a concepção ja existe vida, estudando a pílula anticoncepcional saberemos que tem alguns componentes quem também pode causar um aborto oculto, se Deus tocar em seu coração pesquise os estudos sobre abortos ocultos.Quantos a tratamento de doenças na faculdade o dr falou que tem outros remédios para tratar diversas doenças que também podem ser tratadas com anticoncepcional entretanto sobre os outros medicamentos ainda não tive um estudo mais aprofundado então tem que ver com o médico. Fora os males que tras para a mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, sem dúvidas o aborto é pecado sim.

      Pesquisei sobre o aborto oculto, li relatos de mulheres e todas que pesquisei não se trata de aborto oculto, mas sim de aborto espontâneo. Digo isso, porque eram mulheres casadas, que utilizavam a pílula anticoncepcional de forma correta e mesmo assim engravidaram (e elas assim que descobriram, pararam de tomar o remédio) e mesmo tomando todos os cuidados tiveram um aborto espontâneo. E como a própria medicina afirma, o aborto espontâneo ainda é um mistério, e a causa mais provável é a má formação do feto (e o corpo decide não levar adiante essa gestação). Isso ocorre tanto em mulheres que nunca usaram anticoncepcionais, como em mulheres que já usaram esse meio.

      Enfim, como disse no artigo, as pílulas anticoncepcionais não causam aborto; mas a pílula do dia seguinte pode sim ocasionar. O importante é ficar atenta aos remédios que estão tomando e ler a bula do remédio.

      E sobre o tratamento de outras doenças; há enfermidades que só podem ser tratadas com o uso do anticoncepcional.

      Espero ter lhe ajudado. Obrigada por deixar seu comentário aqui!

      Excluir
  2. Métodos contraceptivos são pecado! Pesquise melhor. Existem outras formas naturais para evitar filhos não impedindo assim que aja Deus com sua vontade em nossa vida, e inclusive para tratar doenças há outros medicamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, como expus nesta postagem, há métodos contraceptivos que não são pecado; o importante é pesquisar o que cada um faz com o corpo e verificar se ele pode ocasionar um aborto. Gostaria de saber mais sobre outras formas naturais para evitar filhos, porque tabelinha não funciona com toda mulher (principalmente para aquelas que tem período irregular - que é a maioria).

      Excluir
  3. Amei sua postagem principalmente pq tem conteúdo bíblico o q faz toda diferença .. Muito obrigado pela ajuda q Deus possa continuar de usando pra trazer mais informações.Creio sim q sua postagem foi muito bem feita. Está tudo correto.. parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada. Fico grata em saber que essa postagem lhe ajudou com a sua dúvida. Que Deus lhe abençoe grandemente!

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!