Garotas fãs de Cristo: Eu grifo a Bíblia!

Eu grifo a Bíblia!


"Uma bíblia que está caindo aos pedaços, geralmente pertence a alguém que não está.", esta é uma frase de Spurgeon que eu concordo plenamente. Afinal, uma Bíblia que está novinha pertence a alguém que não a usa, assim como uma caindo aos pedaços pertence a alguém que a usa bastante. Mas por que eu estou falando isso? Pois um grande número de pessoas desfruta da Palavra de Deus grifando versículos, fazendo anotações, etc. Se você faz parte desse grupo ou está pensando em fazer, esse post foi preparado para você!


Por que as pessoas marcam a Bíblia?

É um hábito saudável e uma técnica de estudo. Lembra quando o professor do colégio pede para marcar uma parte do texto porque ele é importante e provavelmente cairá na prova? Esse é o exato motivo pelo qual as pessoas marcam alguns versículos, pois de certa forma aquele trecho lido tocou-lhe profundamente no coração e tal pessoa acha que é um versículo de grande importância para estudar e memorizar.

Quais são os benefícios desta prática?

Quando você reler o texto posteriormente, lembrará da verdade bíblica que você já aprendeu. Além de achar os textos mais rapidamente (mesmo que tenha quase a Bíblia toda grifada, como no meu caso).



Como grifar a Bíblia?

No momento em que comecei a marcar a minha Bíblia, fazia (faço) aleatoriamente, ou seja, para mim não importava a cor que usava e sim o trecho que estava marcando. Entretanto têm pessoas que marcam um tema de uma cor específica, por exemplo, quando fala de Cristo pinta de verde, do Espírito Santo pinta de vermelho, do pecado pinta de marrom e assim por diante. Outras preferem fazer ícones diferentes ao lado do versículo e estas formas também representando um tema específico trabalhando com diversas cores, por exemplo, para os versículos que falam sobre trindade fazer ao lado um triângulo de cor azul e assim sucessivamente.

Qual material NÃO USAR para marcar o texto?

Caneta marca-texto, esferográfica e hidrográfica; pois essas canetas “mancham” as páginas da Bíblia, isto é, você marca um versículo e na parte de trás da página também fica marcado.

Qual material USAR para marcar o texto?

Lápis, lapiseira, lápis de cor, giz de cera e caneta colorida comum.

Como fazer anotações?

Assim como marcar a Bíblia é uma ótima ferramenta de estudo, fazer anotações também é uma ideia incrível que facilita muito a nossa vida. Digo isso porque eu não tenho uma bíblia de estudo - aquela que tem notas de rodapé, etc – (até a publicação desta postagem não tinha uma bíblia de estudo) e às vezes preciso fazer anotações necessárias como mostra as imagens abaixo. Há pessoas que além de fazerem anotações nas próprias páginas da Palavra, também a fazem em uma folha avulsa e colocam uns clipes de papel para firmar tal anotação na página correta.

(Minhas anotações sobre a criação relatada em Gênesis)

(Minhas anotações em Romanos com um pontinho e uma referência bíblica, pois os versículos mencionam passagens do Antigo Testamento)

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15)

Lembre-se: Não é errado e nem pecado grifar a Bíblia e fazer anotações, errado é deixá-la ficar empoeirada por falta de uso.

Você tem o costume de marcar a sua Bíblia? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com


17 comentários:

  1. Amei o post, eu grifo muito a minha Bíblia! Ela está comigo a menos de um ano, mas (graças a Deus) eu usei muito e ela está bem velhinha já, mas as anotações eu faço em pequenos post-its ou em um caderninho de devocionais que eu tenho.
    Beijos!

    Eudinasds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diná, que bom que você gostou da postagem. Você me deu uma ótima ideia; eu também vou comprar pequenos post-its para fazer as anotações.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Olá, bom eu tampem amo grifar a minha Bíblia e fiz até um post no meu blog sobre isso
    http://rkaizza.blogspot.com.br/2016/03/minha-ola-pessoas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu não sou a única que ama grifar a Bíblia. \o/
      Obrigada por comentar Ruth.

      Excluir
    2. Eu comecei a marcar minha Bíblia ontem. Como meu pai já tem o costume de utilizar marca texto, acabei utilizando também e percebi que manchou o verso da folha. O que faço? Posso começar a utilizar lápis de cor normalmente?

      Excluir
    3. Miriã Alves, apenas deixe o marca-texto de lado, e passe a utilizar o lápis de cor normalmente. Não tem problema algum!

      Excluir
  3. Valeu...gostei muito de seu envolvimento com a palavra e a obra de Deus, não retroceda, Deus te deseja muito,e quer te usar cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço por esclarecer minhas dúvidas... Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu amor. Que Deus continue te abençoando cada vez mais! =D

      Excluir
  5. A paz do senhor JESUS CRISTO REI DOS REIS, obrigada pelas dicas não tinha pensado em usar lápis de cor, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Arlete. A verdade é que gente muitas vezes esquece do lápis de cor. Mas agora que você pegou as dicas, desfrute-as no seu momento com Deus grifando a sua Bíblia.

      Excluir
  6. Eu peguei a mania de além de grifar a Bíblia agora eu escrevo alguns significados tipo tinha o Dragão daí eu coloquei em baixo demonio tipo traduzindo e tbm tinha Á igreja daí eu coloquei A igreja somos nós. É pecado? Por que em apocalipse fala :
    Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever significados é um ótimo recurso; porque ao ler a passagem você consegue identificar do que está se tratando. Isso não é pecado, fique tranquila.

      Quando em Apocalipse fala sobre a sentença para aquele que acrescentar ou retirar algo do livro, está se tratando da Palavra inspirada. Ou seja, se alguém pegasse o texto no original e fizesse alguma alteração no que foi inspirado por Deus, seria condenado ao castigo.

      Quando colocamos palavras nos cantinhos das nossas Bíblias, não estamos alterando o texto bíblico, apenas fazendo observações para o maior entendimento daquela passagem. Basicamente as notas de rodapé das Bíblias de Estudo.

      Excluir
  7. Ola, Gente sou contra grifar a Bíblia. Motivo tive uma namorada na igreja e vivia escrevendo na minha bíblia e assim tmb meus irmãos e amigos depois q cresci nos largamos e desde então tenho pavor de escrever riscar ou qualquer coisa do tipo. E tambem teve o caso de um sobrinho meu q pegou minha bíblia e rasgou na hora quis matalo mais Deus me mostrou q não era certo.. Então Chorei e hj tenho pavor de emprestar bíblia tanto q tinha duas e pegaram sem permissão uma da nova linguagem de Hoje e não sei quem pegou e to desesperado querendo achar se puderem me doar uma ou orar para q me devolva Graça e Paz #NãoGrifeABiblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que orar para que Deus tire essa mágoa e esse trauma da sua vida. Digo isso, porque você é contra grifar a Bíblia só porque alguém pegou uma Bíblia sua e riscou ela e rasgou. Claro, a gente fica bem triste quando isso acontece; mas isso não pode virar um trauma que nos impede de viver o mais do Senhor.

      E por mais que alguém tenha pego a sua Bíblia sem permissão (roubado), não fique entristecido. Pense assim: Pele menos a pessoa que "pegou" vai ser edificada com um exemplar da Palavra de Deus. E se essa pessoa for tocada pelo Senhor, pode vir a se converter e, também se arrepender por ter roubado. Pois a Palavra vai tocar no coração da pessoa quando ela ler que não pode roubar, que Deus não se agrada dessa atitude.

      Quando tiver um exemplar da Bíblia, coloque informações como seu nome completo e um número de telefone caso você perca e uma pessoa ache, para que assim ela possa te devolver.

      Fique na paz de Cristo!

      Excluir
  8. Este mês Passado Acordei num sonho que a tinha achado, fomos convidados para estamos numa Igreja Chamada Filadelfia e la falei com o pastor ele disse que a uns meses atras alquem deixou uma biblia la no final do congresso dos jovens bem quando tinha eu ido com minha mocidade, e Graças a Deus era a Minha. Chorei tanto aos pes de Cristo para encontrala que quando deixei rolar ele mesmo trouxe a mim..

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!