Garotas fãs de Cristo: O semeador, a semente e os solos

O semeador, a semente e os solos

Jesus contou frequentemente, por parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia-a-dia que ele usava para ilustrar verdades espirituais. Uma das mais importantes destas parábolas é aquela registrada em Mateus 13: 1-23, Marcos 4: 1-20 e Lucas 8: 4-15.
       Esta história fala de um fazendeiro que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo do solo. A importância desta parábola é salientada por Jesus em Marcos 4: 13: “Não entendeis está parábola e como compreendereis todas as parábolas?”.
        Jesus está dizendo que esta parábola é fundamental para o entendimento das outras. Esta é uma das três únicas parábolas registradas em mais do que dois evangelhos, e também é uma das únicas que Jesus explicou especificamente. Precisamos meditar cuidadosamente nesta história.
       A história em si é simples: “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu abeira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um.” (Lucas 8: 5-8).
       A explicação também é fácil de entender: “ A semente é a palavra de Deus. A que caiu á beira do caminho são os que ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não tem raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” (Lucas 8: 11-15).
      Alguém ensina as escrituras a várias pessoas; a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude.

Consideremos o semeador, a semente e o solo. 

2 comentários:

  1. Oi Princesa, vim te avisar que você ganhou um selinho do meu blog. Dá uma passadinha lá pra conferir.
    http://diariodaprincesadescolada.blogspot.com.br/2013/07/primeiro-selinho.html

    p.s.: amo seu blog

    ResponderExcluir
  2. Amém querida, Jesus te abençoe. Continue ligadinha nas postagens!

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!