Garotas fãs de Cristo: Davi, um homem segundo o coração de Deus

Davi, um homem segundo o coração de Deus

                             “Achei a Davi, meu servo: com o meu santo óleo o ungi” (Sl 89.20)
      No tempo determinado, o Senhor ordenou a Samuel que fosse á casa de Jessé, o belemita, ungir um novo rei. Aparentemente, o critério seria o mesmo utilizado na escolha de Saul: o candidato teria de ser o mais belo, mais alto e mais elegante jovem da região.
     Tendo isso em mente, Samuel estava certo de que o escolhido do Senhor era Eliabe, o filho mais velho de Jessé. Por sua vez, o próprio Jessé, não tinha dúvida de que Abinadabe seria o eleito, ou quem sabe Samá... Ambos estavam enganados!
      “Porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” O Altíssimo não se preocupa com a aparência externa do homem, mas observa seu caráter impoluto, irrepreensível e santo. Por isso escolhera o pequeno Davi.
      É um desastre quando não se utiliza critérios bíblicos na separação de uma pessoa para o santo ministério. O que tinha Davi de especial para que Deus lhe dispensasse tanta estima e consideração? As características de seu caráter revelam que ele era um homem que ama a Deus acima de todas as coisas, e nEle cria de todo o coração.
      Davi nunca se queixou do laborioso e solidário pastoreio das ovelhas de seu pai. Ungido rei não hesitou em voltar ao seu trabalho habitual. Servia ao pai prazerosamente com o que sabia e mais gostava de fazer: estar com as ovelhas. Davi tinha o coração de servo! Deus mesmo chamou-o de servo.
       É imprescindível a todo cristão avaliar o modo como serve a Cristo. Você o tem servido de todo coração? Jesus é o maior exemplo de servo humilde e obediente.
      Davi também era um homem humilde e reconhecedor de suas limitações. Apenas de ser um soldado inigualável, um comandante corajoso, um rei exemplar, sempre atribui todas as suas vitórias ao Senhor dos Exércitos. Quanto mais o homem se aproxima da bondade, santidade e grandeza do Altíssimo, mais consciente se tornam de seus pecados, mazelas e misérias.  
      Davi dependia do Senhor em todos os momentos e circunstâncias da vida. Seu maior desejo era conhecer os caminhos de Deus, e para isso, punha-se sob sua direção em tudo que fazia. Jeová era seu maior precioso tesouro.
     Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia ao Senhor pelo fato de andar em sua presença. Ele, assim como o patriarca Jó, conhecia o Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle.  Isso fez a diferença na vida do salmista e, com certeza, fará também na vida daquele que anda com Deus nos dias atuais. Para ser um homem ou uma mulher segundo o coração do Altíssimo é necessário conhecê-lo  e viver intimamente com Ele, obedecendo-o em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!