Garotas fãs de Cristo: Encontrando equilíbrio emocional

Encontrando equilíbrio emocional


De uma hora para a outra você muda de humor? Uma hora você está superfeliz e de repente sente aquela tristeza profunda? Não pode acontecer nada que já te deixa irritada? Pois é, isso é sinal de desequilíbrio emocional. Mas fique calma, isso tem jeito!

            ● Por que o desequilíbrio emocional acontece? Podem ser pelos mais variados motivos, mas a sua causa principal é de não ter deixado a sua vida emocional em um local sólido e seguro; e que já tenha também sofrido uma defraudação emocional (é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa sentimental que não poderá ser suprida).

            ● O que acontece quando uma pessoa não tem estabilidade emocional? Têm drásticas variações de humor; tem dificuldade de perdoar as pessoas e a perdoar a si próprio; se culpa por tudo o que acontece ou coloca toda a culpa em outras pessoas e situações; desenvolve distúrbios como: alimentares, a automutilação e até mesmo pensamentos suicidas; se irrita com facilidade; tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas; pensa que não tem capacidade de fazer as coisas; se torna uma pessoa defraudadora, etc.

            ● Como conseguir a estabilidade emocional? Firmando a vida emocional sobre a Rocha.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.” (Mateus 7.24-27)

            Toda casa precisa de um alicerce sólido, senão ela desmorona. Assim acontece na nossa vida emocional, se ela não estiver alicerçada em um lugar sólido, ela é destruída facilmente com qualquer coisa que acontecer. Nossa vida emocional deve estar alicerçada sobre a Rocha que é Jesus Cristo. Se colocarmos o nosso foco nEle, colocarmos a nossa esperança nEle não iremos nos decepcionar, pois estaremos seguros, firmes e nada poderá nos abalar. Nem uma tempestade, nem provação, nem se estiver no deserto, nada irá abalar a sua estrutura emocional. E você terá paz em seu coração, uma paz verdadeira (Jo 14.27).

            ● Como colocar a vida emocional sobre a Rocha? Colocando Deus em primeiro lugar na sua vida (Mt 6.33) e vivendo no centro da vontade do Pai. É só você orar a Ele pedindo para que Ele seja o dono da sua vida emocional, para que cuide do seu coração e das suas decisões, para que Ele proteja de toda a armadilha do mal. Mas não é só isso, você precisa proteger a sua vida emocional, Deus com certeza vai proteger, mas você também precisa fazer a sua parte usando armadura de Deus para ficar firme contra as ciladas do Diabo (Ef 6.11). Vista-se com a armadura de Deus (Ef 6.10-17): com o cinto da verdade (para derrotar as mentiras de Satanás), a couraça da justiça (para proteger o coração – vontades – e os sentimentos), calçados com a prontidão do evangelho da paz (para ajudar você na tarefa da Grande Comissão, ajudando-a a contar aos outros sobre Deus), o escudo da fé (para proteger das flechas inflamadas do Diabo, como: tentações e insultos), o capacete da salvação (para proteger a mente para que não duvide do que Deus fez por você) e a espada do Espírito (uma arma de ataque: a Bíblia – a palavra de Deus – que você precisará usar quando for tentada a pecar, assim como Jesus fez – leia Mateus 4.1-11).

            Nada te afetará se construtor da sua casa (da sua vida) for Deus; não adianta querer ter um equilíbrio emocional sem a ajuda do Espírito Santo, só Ele pode te ajudar nessa construção. “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Salmo 127.1).

            Quando a sua fé estiver alicerçada sobre a Rocha, nada poderá abalar a sua estrutura emocional. Nem mesmo quando te insultarem e espalharem coisas mentirosas sobre você. “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre” (Salmo 125.1).

            Qualquer necessidade emocional que você tiver, Deus pode suprir. Se você está em momentos em que precisa de um ombro amigo e não tem, saiba que Ele é o seu amigo (Jo 15.15); se precisar de consolo e de conforto, Ele pode te dar (2 Co 1.3,4); se você está fraca, Ele pode lhe dar forças (2 Co 12.9,10); se você está sem esperança, Ele é a sua esperança (Sl 130.7); se você precisa de paz no seu coração, Ele pode lhe dar (Jo 14.27). “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4.19).

“Ele supre as minhas necessidades emocionais, Ele supre as minhas necessidades sentimentais... ♫”


Gostou? Deixe um comentário!
meu facebook / meu twitter / meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Fiquem na paz do Senhor!

2 comentários:

  1. Ola adoreii..nunca tinha visto um blog assim pra nos meninas de Deus,mais gostei mesmo de verdade..
    Parabens ..Qe Deus abençoee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruana, fico muito alegre em saber que você gostou do nosso blog. Faça sempre uma visita para a gente, hein. Que Deus derrame ricas bênçãos sobre sua vida. Beijos... *---*

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!