Garotas fãs de Cristo: Deus prepara namorado(a) para alguém?

Deus prepara namorado(a) para alguém?


            Ouvimos tanto as pessoas dizerem: “Na hora certa Deus proverá a pessoa certa para mim”, mas será que Deus realmente envia uma pessoa para você? Tenho notado que muitas meninas (e meninos) têm essa dúvida, principalmente quando uma leitora do blog me chamou no chat do facebook para me mostrar um artigo em um blog (evangélico) em que dizia que Deus não envia alguém e que esperar por isso não havia embasamento bíblico. E você, o que acha sobre isso?



            Eu tenho plena convicção que Deus envia sim uma pessoa pra gente, e existe embasamento bíblico para isso. O que eu vejo aqui é que muitas pessoas se sentem confusas e desesperadas já que alguns relacionamentos não deram certo e essas pessoas perdem as esperanças de encontrar (o homem encontrar a princesa) e de ser encontrada (a princesa ser achada pelo príncipe). Mas... vamos ao assunto que nos interessa!

            Deus tem preparado alguém muito especial para você, e antes mesmo de você nascer o Senhor já sabia quem iria ser o seu amado! “Mas Deus vai interferir no meu querer? Ele nos deu o livre-arbítrio, então por que não posso eu mesma escolher a pessoa?”. Primeiramente, tem muita gente que não sabe o que é o livre-arbítrio e fica jogando essa desculpa esfarrapada pra cometer erros. Deus nos deu o livre-arbítrio sim, e não vai te obrigar a fazer a vontade dEle, mas esse presente que Ele deu é para você escolher entre duas opções: fazer a vontade dEle ou fazer a sua própria vontade (fazer o que é certo ou o que é errado). O Senhor nosso Deus é tão maravilhoso que não nos obriga, e deixa com a gente a escolha de seguir a Ele ou não. O livre-arbítrio não é desculpa pra ficar agindo de maneira errada; Deus não te obriga a fazer a vontade dEle mas espera que você se submeta aos Seus cuidados.

            “Mas Abilene, se você ler a história de Isaque e Rebeca (Gn 24) perceberá que o que prevaleceu foi a vontade de Rebeca (Gn 24.57,58); Deus respeita as nossas vontades!”. Particularmente eu amo esta história da Bíblia, mas não adianta nada alguém ler e distorcer os versículos. Nestes versículos está escrito assim: “Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: ‘Você quer ir com este homem?’ ‘Sim, quero’, respondeu ela.” (v. 58). É a mesma coisa que o Senhor diz nos dias hoje: “Você quer fazer a Minha vontade?”. E assim como Rebeca você tem o direito de responder – pois Deus não pode violar o seu livre-arbítrio –, ela disse sim e se submeteu a vontade do nosso Pai, e você pode fazer isso também!

            “Sinceramente eu não entendo como é esse esperar em Deus dos jovens a respeito de namoro. Será que a menina vai ficar esperando o príncipe encantado bater na porta de casa com seu cavalo branco?”. Deixe eu te dizer uma coisa: Esperar em Deus não é sinônimo de ficar estagnado no sofá e esperar que as coisas aconteçam. Esperar em Deus é você confiar que Ele tem o melhor para nós, e enquanto esperamos nos dedicamos a fazer a obra do Senhor. Lembra do que Jesus nos ensinou? “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.33,34). Primeiro devemos buscar a Deus e a partir daí que Ele nos dará a pessoa certa, e que a gente não precisa se preocupar quando, que horas e como vai chegar, a gente deve entregar isso nas mãos de Deus e deixar que Ele cuide para nós. O apóstolo Paulo dá uma confirmação do que Jesus disse, dando conselhos aos solteiros dizendo que eles devem apenas preocupar-se com as coisas do Senhor e em como agradá-lO (1 Co 7.32-35).

            “Mas Deus pode abençoar um namoro se a vontade de que isso aconteça partir de nós mesmos! Tipo: Deus vai lhe perguntar se é essa pessoa que você quer namorar (depois de você ter escolhido) e se você disser que sim, Ele virá com toda a sorte de bênçãos para você ser feliz com seu escolhido.”. Sério que você acredita nisso? Você já percebeu que em sua fala (e todas citadas aqui – que pode ser argumentos que você querido leitor, também está fazendo) sempre tem a questão de suas próprias vontades? “Onde fica o MEU livre-arbítrio?”, “Deus respeita as NOSSAS vontades!”, Para você ser feliz com o SEU escolhido”. Não querendo julgar, mas você está parecendo o famoso “crente humanista”, isto é, tudo gira em torno de SUAS vontades e não da vontade de Deus! Desculpa se eu peguei meio pesado agora gente, mas está cheio de crente querendo fazer as suas próprias vontades, satisfazer os seus próprios desejos e agradar a si mesmos, e se esquecem que o que deve prevalecer é a vontade de Deus e que devemos agradar a Ele. Um namoro nunca vai dar certo se o centro do relacionamento não for Deus. Um namoro nunca vai dar certo se formos egoístas e entrarmos em um relacionamento só para satisfazer as vontades da carne. Um namoro nunca vai dar certo se não estiver de acordo com a vontade de Deus. Ou você acha que Deus vai abrir mão dos sonhos que Ele tem para você pra ficar te servindo e fazendo as suas vontades? Será que ainda não percebeu que é a gente que deve fazer a vontade dEle e não o inverso?

            “Mas o namoro é uma fase em que você passa com o companheiro para ambos se conhecerem e saberem se realmente é essa pessoa que você quer dormir para o resto da vida.”. Errado! A parte do se conhecerem até posso dizer que está certo, mas para se conhecerem melhor já que ambos já são amigos. Você não pode entrar em um relacionamento pra ver se vai dar certo. Isso não existe! Se for de Deus não tem como dá errado. Você namora uma pessoa porque tem a intenção de casar e viver pra sempre ao lado dela, e você deve ter plena convicção que esse relacionamento vem de Deus!

            “Onde então está escrito na Bíblia que Deus tem preparado alguém?”. A história de Isaque e Rebeca (Gn 24) é o que mais relata que o Senhor prepara alguém para nós, pois muito antes de a gente nascer, Deus sabe com quem iremos nos casar, pois Ele é onisciente, lembra? E faz com que os seus filhos encontrem a escolhida dEle e que as suas filhas sejam encontradas por esses seus filhos. Deus tinha preparado Rebeca para Isaque e Isaque para Rebeca e fez com que os dois se encontrassem no tempo certo. Mas Rebeca teve que tomar uma decisão muito importante: obedecer ou não a Deus. E ela teve uma sábia escolha que foi obedecer ao Senhor.
            Você não precisa ficar aí preocupada(o) pensando que Deus vai enviar alguém que não tem nada a ver com você. Ele não fará isso, então pare de ser tão ansiosa(o)! Vocês se tornarão uma só carne (Gn 2.24), vocês serão unidos e muito românticos e vão ter seus pontos em comum (e o maior desses pontos em comum é serem servos e tementes a Deus), mas também existirá pontos de discordância (nada é um mar de rosas), mas cabe o casal saber lidar com isso. Deus vai te dar o melhor, porque Ele sabe dar bons (muito bons) presentes aos seus filhos (Mt 7.11), pois a vontade dEle é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).
            Mas não é para você ficar pedindo em oração: “Ah, Senhor me dá um namorado!”, pois se você precisa de um namorado para ser feliz então você deve rever os seus conceitos. Também não ore dizendo: “Senhor, eu quero o fulano para mim!”, pois talvez não seja da vontade dEle esse fulano para você, e aliás quem é você para mandar em Deus e dizer o que Ele deve ou não fazer? Você e eu não somos nada! (Rm 9.20). Cuidado para não virar um “crente humanista”! Mas que sua oração seja feita da seguinte forma: “Que a Sua vontade Deus prevaleça em minha vida!”.
            Deixe seu coração ser conduzido pelo Espírito Santo, e Ele lhe dará o melhor pra você, tenha certeza disso!

Gostou? Deixe um comentário!
meu twitter / meu facebook / meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Mil beijinhos, e até a próxima!

34 comentários:

  1. amei seu blog concordo com vc Deus prepara sim , eu antes não pensava assim tinha caido na ideia que eu podia namorar qualquer um, por isso estou aqui cheia de marcas muito machucada,mais ai parei para analisar se Deus tem um chamado na minha vida tenque ter uma pessoa na mesma direção que eu não qualquer um que pode acabar me atrapalhando na obra de Deus um tempo atras estva apaixonada pelo meu melhor amigo, Deus usou uma irmã de longe para dizer olha o seu ja esta preparado e eu não dei ouvido porq li assim Deus tem coisa de mais para se preucupa vai se preucupa de arrumar um esposo por isso bati a cara n aparede ate chegamos a ficar juntos mais ele não queria assumir algo serio depois de alguns dias descobri que estava com migo e com outra jovem esta com ela e finge q nada acontece devemos ter cuidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kamila. Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente. Eu também passei pela mesma situação que você, fui dar ouvidos ao meu coração do que pra Deus e acabei quebrando a cara. Mas isso nos serve hoje de experiência, para aconselhar as pessoas a não seguirem o mesmo caminho.

      Lembre-se: Deus tem alguém muito especial reservado para você!

      Excluir
  2. Claro que Deus prepara!
    Deus une propósitos!
    Até o fato de Deus ter escrito um plano pra nós e tal!
    A gente escolhe segui o plano ou não seguir!
    Abraçoos =D

    www.jovens-cristas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Elizabeth! <3 Deus tem um plano lindo para cada um de nós...

      Excluir
  3. nossa concertezza ...estava procurando respostas pra isso acho que a minha pessoa certa esta chegando ...mais estou fazendo o maximo para nao ser anciosa...buscar confirmaçoes de Deus conversar com os meus lideres para nao fazer a escolha erra maiis sintoo bem akii no meu coraçao que realmente encontrei a pesso certa mais concertaza antes de namorar eh necessario orar neh .e eh isso que estamos fazendo.... amei ess blog muitooo bommm
    Deus abençoe bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata em saber que você gostou do blog. Espero de coração que tenha encontrado a pessoa certa; ora bastante, viu.
      Beijos!

      Excluir
  4. Minha vida andava meio complicada, essa fase de adolescência; amigos, garotos, família, estudos, dúvidas de religião... Eu andava meio triste e não sabia pq, havia um vazio dentro de mim, optei por achar que era a falta de Deus na minha vida, e realmente era... Entrei neste site recentemente e minha vida melhorou bastante, não ando mais triste, e sinto a presença do senhor Jesus na minha vida, preencheu aquele vazio... *-* Boa noite ! '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que testemunho lindo. Fico muito alegre em saber que esse blog te ajudou a se achegar a Deus. Mil Beijinhooos... *---*

      Excluir
  5. gente ore por mim,preciso q deus prepare alguma pessoa direcionada por ele em minha vida,só deus sabe oq estou passando

    ResponderExcluir
  6. Sou um rapaz de 26 anos e o questionamento que faço sobre essa afirmação é outro.Eu quando era da igreja tinha dificuldades com namoros, porém eu pedia conselhos aos outros e todos falavam essa frase "Espera em Deus", porém tive quer ir para o mundo para poder conhecer pessoas novas, e consegui, hoje tenho medo de voltar para a igreja e ficar solteiro o resto da vida, pois tenho 26 anos e nenhuma menina de 18 ou 19 vai querer me namorar e as mulheres da minha idade normalmente em igreja já estão todas casadas. Então pergunto seria então eu voltar para igreja e ficar um parado e esperando alguma aparecer?Só acho que essa frase como você explicou no seu blog se aplica a pessoas que não tem dificuldade com relacionamento e conquistas, e assim esperar a hora certa e conquistar alguém segundo a vontade de Deus, mas para pessoas que tem dificuldade(timidez por exemplo) e no meu caso que estou perdido caso volte para a igreja?Me fale com respostas concretas e não frasisinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido, o "esperar em Deus" vale para todas as pessoas em quaisquer circunstâncias. Volte sim para a igreja, não vale a pena fica no mundo.

      Veja bem, "esperar em Deus" não significa que você tem que ficar lá paradão. Como homem, é você quem tem que se achegar numa garota, você é quem tem que tomar a iniciativa. Então quando estiver na igreja, não fique na ansiedade de encontrar a sua amada logo. Mas se você "colocar o olho" em alguém, ore a Deus e tome a iniciativa. Se ela não quiser orar contigo para ver se vocês dois são da vontade de Deus, então não é a pessoa certa para você.

      E não fique nessa de "só porque sou mais velho" que uma menina de 20 anos não vai querer namorar contigo. Isso é o Inimigo colocando dúvidas em seu coração. É óbvio que Deus tem uma preparada para você, e Ele vai fazer algo tremendo na sua vida para encontrar a sua amada. Por exemplo, na igreja que frequentar pode até não encontrar a garota ideal, mas quem sabe a garota certa visite a sua igreja em alguma festividade?! Entende o que eu quero dizer?! Deus faz as coisas certas e no momento certo; mesmo que as circunstâncias digam o contrário. E isso é ter fé!

      "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11.1)

      Espero ter lhe ajudado!

      Excluir
  7. ameei amei.. estava precisando disso, pois andava muito anciosa e acabava fazendo minha oração errada pra Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Agatha. <3 Que Deus lhe abençoe muito!

      Excluir
  8. poxa que lindo, verdadeiramente esse post esta corretissimo, quem somos nós para pedirmos coisas q nossa carne quer, a verdade é q mtos pensam q Deus é bobo, mais Deus não é. Antes mesmo de orarmos o senhor conhece a intençao do nosso coração, aprendi agora vou pedir para o senhor que seja feita a sua vontade, a verdade é q eu ja pedia sabe, só qua agora tenho certeza, e eu sei que em breve ele me responderá, Deus esta me ajudando a focar no trono nas coisas dele, só ele conhece o meu coração. Deus não é menino, ele promete e cumpre, é so esperarmos. Que seja feita a vontade dele em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lidia. Confie e espere no Senhor que em breve Ele lhe responderá.

      "Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá." (Salmos 37.4,5)

      Excluir
  9. Oi td bem? Entao eu gostaria de saber uma coisa,por exemplo, eu conheco um menino ai nn q eu ''fique'' com ele, mas agente comece a se gostar ai agente vai se encontrado( mas soh na amizade mesmo) cmo eu vou ter certeza se ele eh ou nn o escolhido por Deus? Obg desde ja Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, você vai ter essa certeza quando sentir o toque de Deus em seu coração dizendo que esta é a pessoa certa. Faça várias confirmações com o Senhor, para ver se é ele quem é o escolhido de Deus.

      Eu falo mais disso em meu artigo: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2013/12/como-saber-se-e-de-deus-ou-nao.html.

      Bjos!

      Excluir
  10. nunca me deu bem em relacionamentos , ate o dia que encontrei o meu namorado , que é cristao ... e graças a ele eu me encontrei na vida de Deus , entao eu acho sim que nos fomos colocados na vida um do outro pq era uma vontade de Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Deus tinha e tem um propósito muito grande na vida de vocês dois.

      Excluir
  11. Como vou saber se foi enviado por Deus? O mesmo pode ser cristão e por motivos aleatórios pode se desviar do caminho de Deus, então se eu me separar dele estarei pecando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se é o rapaz certo, você precisa orar bastante e pedir constantemente confirmações da parte de Deus. Eu falo mais sobre isso na minha postagem: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2013/12/como-saber-se-e-de-deus-ou-nao.html.

      Se você já estiver casada, e o mesmo se desviar do caminho de Deus, então você deverá continuar casada com ele. "E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele." (1 Coríntios 7.13).

      Caso não esteja casada, isto é, no período do namoro ou noivado, poderá se separar, porque aí não estará pecando.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Gostei,muito mas queria saber outra coisa,e quando gostamos de alguem q não é evangélico,e sabe q ela também gosta de VC q te respeitaq diz q VC e muito especial, O q faco tenho30 e ele tem 28 anos já tivemos algo no passado,agora nos reencontramos,sinto algo muito mais forte agora do q antes,ele me liga so pra mim ver e vai e vau pro trabalho,o q faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que você goste dele e ele demonstre sentir o mesmo por você, o ideal é não se relacionar, pois ele é alguém ímpio; e o Senhor fala sobre não ter um jugo desigual no relacionamento. O melhor é se afastar, dizer a ele que quer se afastar, pelo menos por enquanto dele. Mas não diga que é porque ele não é cristão, pois pode acontecer dele "se tornar cristão" só para paquerar você. Vigie!

      "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?" (2 Coríntios 6.14,15)

      Excluir
  13. Oi, gostei do seu blog e de suas postagens. Vou acompanhá-las. Gostaria que você respondesse este comentário ou publicasse uma matéria sobre "profecias de casamento", há algum tempo estava fazendo corte com meu melhor amigo quando Deus respondeu com ESPEREM e pedimos conselhos ao Pr. e ele disse que ia nos ajudar em oração e que devíamos continuar na amizade que tínhamos e que quando chegasse a hora Deus teria preparado tudo e que Deus ainda tinha coisas a fazer conosco enquanto amigos. O tempo passou e para ele chegaram várias profecias, "essa não é a sua", "a sua é outra", sem contar que a família dele não queria (a mãe na realidade não concordava com o namoro, só com a amizade) e pra mim nenhuma dessas profecias chegaram. Foi até que um dia ele me disse que não podiamos mais ser amigos porque ele entendeu que não era eu a dele, a família dele me informou que ele ficou acabado ao fazer isso e eu a mesma coisa ao receber a notícia. Fui para os pés do Senhor, e Ele me respondeu "Descansa, estou cuidando disso, faça as coisas para mim primeiro". E hoje, só nos cumprimentamos e as vezes choro e me desespero quando vejo ele tentando arrumar outra pessoa, seguindo o conselho da mãe "arrume uma namorada" por incrivel que pareça ela falou a mesma coisa para mim rss. Mas eu sempre orientada por Deus, não faço as coisas quando Ele não me dá um sinal verde. Eu procuro descansar em Deus, independente do que passo ou do que possa a vir. MAS sei que existem várias outras moças e rapazes nesta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha querida, estarei sim fazendo uma postagem só sobre isso, porque há muitas coisas para falar.

      Aconselho que procure por ele, diga que só quer conversar numa boa e que não é nada demais. Quando ele topar para conversar, aí você deve falar para ele tudo isso que está sentindo e vendo ele fazer. Aconselhar como uma boa amiga que quer ver o outro indo para o caminho certo. Converse mesmo, sobre as profecias, o que ele acha disso, etc.

      Porque há profecias que não vêm de Deus, e o Diabo pode usar várias pessoas para "profetizar" algo, para te desviar da vontade do Senhor.

      Não deixe de conversar com ele sobre isso, mesmo vocês não sendo mais chegados, tente conversar.

      "Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." (1 Tessalonicenses 5.20,21)

      "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." (1 João 4.1)

      Excluir
  14. Excelente texto.
    Te convido a conhecer o meu blog: http://namorocristao2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, muito obrigada.
      Vou dar uma passada no seu blog sim. *---*

      Excluir
  15. Eu já tô desesperada! 1 ano e meio sem beijar, 3 anos e meio solteira,e já tenho 22 anos. Todo mundo da minha idade casando, tendo filho, e eu sozinha! :( :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ficar desesperada. Entregue esse sentimento nas mãos do Senhor, que em breve Ele lhe enviará o seu escolhido. Enquanto isso aprenda a esperar e descansar em Deus. Lembre-se: Não é porque todo mundo da sua idade está casando e tendo filho, que você tem que fazer isso às pressas. Nunca se esqueça que você não é todo mundo. Você é filha do Rei.

      Excluir
  16. Muuuuuuuuito bom!Amei. Que Deus continue te abençoando e dando sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sinto-me muito alegre em saber que gostou deste artigo.
      Que Deus lhe abençoe grandemente!

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!