Quem nunca citou a frase acima que é o título do post de hoje? Às vezes se torna bem complicado entender a vontade do Senhor em nossas vidas. Entretanto, existem planos que Deus nos revela, e outros que Ele nos revela apenas após de algum acontecimento. E é isso que vamos e temos que aprender nesta caminhada…
“Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7).

Desde o ventre de sua mãe, Deus estava (e ainda continua) cuidando de você. Ele traçou uma história, e é Ele quem irá te revelar esses planos através de Sua Palavra, de oração, de um louvor, de um sonho, de uma ministração, etc. Enfim, o Senhor usa vários meios para transmitir a Sua vontade.
Os planos de Deus são infinitamente melhores que os seus; e esses planos como são vindos do Senhor não há como dá errado. Pois Ele é nosso Pai, e como um pai que ama seu filho e quer dá o melhor, assim o nosso Pai que está nos céus quer o melhor para os seus filhos (Mt 7.9-11). E como filhos, precisamos entender as decisões de nosso Pai: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Ef 5.17).
Só que como crianças, temos o temperamento de querer tudo do nosso jeito e na hora que quisermos. Fazemos “birra”, esperneamos, fazemos “bico” e ficamos com aquele rosto mau humorado, abrimos o “berreiro”, pedimos mais de mil vezes a mesma coisa para ver se a resposta muda, ficamos com raiva, discutimos… E se nada adianta ficamos tristes, bravas e brigadas com os nossos pais. E a mesma coisa acontece em relação entre nós e Deus.
Chegamos a esse ponto lamentável de querer fazer as coisas do NOSSO jeito, na NOSSA hora e tudo gira em torno de NOSSA vontade. Até quando vamos ter que quebrar a cara por nem ao menos tentar compreender os planos de Deus?
Será que ainda vamos discutir com Deus por causa desse “antropocentrismo” (o ser humano no centro das coisas, vontades)? “Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? ‘Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?”” (Rm 9.20).
“Respondeu Jesus: ‘Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá” (João 13.7).
É isso o que o Senhor responde para você quando em oração você lhe diz: “Senhor, eu não consigo entender isso…”.
Há coisas que acontecem em nossas vidas em que começamos a questionar a Deus o porquê daquilo tudo está acontecendo conosco. E parece que a pior coisa do mundo está acontecendo justamente com você. E ficamos a debater com o Senhor que aquilo não é justo e começamos a murmurar. Quando você diz que o que está acontecendo não é justo com você, automaticamente está dizendo que Deus não é justo; você está blasfemando.
Compreender a vontade de Deus nem sempre é fácil,  mas é necessário que nos esforcemos para entender. E se mesmo assim não conseguir, deixe tudo nas mãos do Senhor. Ele sabe o que faz, Ele quer o melhor para você. Saiba que existe um tempo certo para que cada coisa aconteça (Ec 3.1).
Não estou dizendo que não podemos ter dúvidas e perguntas para Deus; é saudável você fazer perguntas para o Senhor. Mas até o ponto em que as suas vontades não falarem mais alto. Por isso, peça a Deus sabedoria e também que revele os Seus propósitos e que você saiba compreender os planos dEle. Pois “se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1.5).
Ore ao Senhor para que revele os Seus planos, mas se a resposta for um “espere, ainda não é tempo”, não se desespere. E sim espere, pois o melhor ainda está por vir. É como se fosse uma montagem de um brinquedo: o seu pai está organizando todas as peças e é ele quem tem o manual de instrução, só que você não tem o manual e vê todas aquelas peças sem nenhuma lógica e fica opinando no que seu pai deve fazer com as peças, quais delas juntar ou não. Se você montar o brinquedo sem o manual, com certeza tudo dará errado. Talvez a construção (juntar peça por peça) já tenha começado, mas você interrompe o seu pai e já quer utilizar o brinquedo, e o que acontece é que ele desmonta todo e você levará uma queda muito feia e ainda poderá se machucar.
Essa ilustração é o que acontece conosco quando não esperamos a vontade do Senhor. Quando queremos fazer as coisas do nosso jeito e não viver no centro da vontade do Pai, tudo dá errado (o que já começa errado, não tem como dá certo!); e você se machuca muito e fica decepcionada. Então por que não evitar frustrações?
Lembre-se: “Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Senhor, nosso Deus; mas o que ele revelou. isto é, a sua lei, é para nós e para nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis” (Deuteronômio 29.29).


Faça-me feliz: Deixe um comentário!
Dúvidas? Precisa de conselhos? Envia-me um e-mail: abileneleite96@gmail.com
Gostou da postagem?! Então Comente! Para comentar é preciso estar seguindo o Blog!
6 thoughts on ““Eu não consigo compreender os planos de Deus…””
  1. Preciso de algum caminho. Estou perdida, ja orei pedidindo sabedoria para encontrar um caminho,pedi visões, mas parece que quanto mais eu peço mais perdida fico

  2. Mantenha a calma! O único caminho é Cristo (Jo 14.6), e é Ele quem está lhe guiando, é Ele quem está no controle de tudo.

    Talvez você precisa estar mais atenta e sensível a voz do Senhor; porque com certeza Ele já lhe deu uma direção e você ainda não percebeu que é Ele quem está falando. Veja bem, Deus fala de diversas formas, através de um louvor, da Bíblia, de uma pregação, de uma conversa, de visões, etc.

    Por isso, mantenha a calma e foque em Deus. Saiba que tudo está nas mãos dEle.

    "Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção." (Jó 33.14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *