Garotas fãs de Cristo: A automutilação...

A automutilação...


Em meu último post no blog, falei sobre os lixos emocionais que a cada dia mais vai noz corroendo, e de como nos livramos deles. Leia: Entulho Emocional. Hoje continuaremos a falar sobre os entulhos emocionais, na verdade uma consequência quando os guarda. Eu fico muito preocupada quando começo a ler um tumblr, sempre tem alguma postagem de alguém que “se cortou”; estas pessoas sofrem de automutilação (ou cutting, se preferir). E você que sofre deste mal, o que fazer pra parar com isso? Você tem algum amigo (a) que se automutila e não sabe como aconselhar? Continue a ler... é um assunto muito extenso para se pôr em poucas palavras...


O que é automutilação? É o ato de uma pessoa se cortar ou perfurar a pele com objetos cortantes como forma de autopunição ou como forma de substituir uma dor emocional por uma dor física, mas sem a intenção de se suicidar (na maioria das vezes).

Como observar os sintomas? Os sintomas visíveis que o problema pode estar ocorrendo são: o uso de roupas em desconexão com o tempo, como por exemplo, andar de blusa de manga comprida em um dia quente. Além dos cortes, que geralmente são nos pulsos, barriga, pernas; lugares que podem se cobertos por roupas. Fique atento, muitos quando perguntamos sobre algum corte no pulso, dizem, por exemplo, que estavam brincando com o gato e ele o arranhou ou até que escorregou em algum lugar e obteve a ferida, etc. Sempre há uma desculpa...


Qual é razão de alguém a praticar a automutilação? Para quem está do lado de fora da situação é bem complicado entender o motivo pela qual as pessoas praticam a automutilação. Então citarei alguns relatos:

A primeira vez for por causa da anorexia, me sentia imunda e queria me punir por não ter conseguido emagrecer no tempo certo, peguei uma faca de cozinha e fiz alguns cortes, isso não cessou quando eu descobri que me acalmava fazendo aquilo”.

“Palavras não podem expressar a minha dor. Eu me sinto liberta”.

“Fui magoada por ‘amigos’ e tive um relacionamento rompido, e a partir daí eu comecei a me cortar como forma de me punir por tudo o que estava acontecendo em minha vida e para colocar meus sentimentos para fora”.

“A dor física é cócegas perto da dor espiritual. Quando nos sentimos vazios, temos uma sensação de completa inutilidade. Você não quer mais sentir aquela dor e então você pega algo cortante e se corta, e pronto! As dores passaram e você se sente melhor”.

E o que fazer para eu poder parar de me cortar? Ou, como posso aconselhar uma amiga que está sofrendo com a automutilação? Antes de responder estas perguntas, observe os relatos acima com bastante atenção... Em todos os tais argumentos, ditos pelos próprios praticantes do cutting, há uma coisa em comum: o fato deles se sentirem “libertos” através disso. O pior é que dificilmente enxergam que o cutting é uma doença, e que ela é gerada decorrente de algo que aconteceu e até mesmo através de outros distúrbios, como a anorexia, a bulimia, a depressão, baixa autoestima, etc. Esta falsa liberdade, traz um ciclo vicioso, e por isso é muito difícil de parar de se cortar; mas também não é impossível.

A primeira coisa que se deve fazer é se perguntar o motivo pelo qual você se corta. Parar e fazer a si mesmo estas perguntas: Por que eu me corto? Por que isso parece trazer realização a mim? De que maneira isso serve como uma anestesia temporária para a minha dor emocional? O corte serve como um meio para punir o meu corpo? Por que esse tipo de punição é necessário? A partir destas perguntas você poderá conhecer um pouco sobre a “raiz” do problema.

Agora é chegada a hora ao ponto onde queria tocar nesta postagem. Talvez você aí que se corta já é cristã e outras não. Mas sabe o porquê desse vazio aí dentro de você? Porque você não deixou Deus entrar em sua vida e lhe mudar completamente. Você procura na automutilação o que você só encontra em Deus: a libertação (Jo 8.32) e o preenchimento do vazio que sente. Sabe, quando você se corta, automaticamente está dizendo que o que Jesus Cristo fez por você na cruz não foi o suficiente para redimir os seus pecados e sofrimentos. Jesus foi humilhado, foi espaçado, usou uma coroa de espinhos, foi prego na cruz, derramou o Seu sangue para você não precisar derramar o seu próprio sangue.

Qual é o seu lugar de refúgio e segurança? A automutilação tem sido um refúgio de segurança e paz para muitas pessoas. É uma falsa paz interior, pois quem deve ser seu refúgio é somente Deus e não o cutting. Você deve identificar as mentiras que o mundo lança sobre a sua vida, pois “mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador” (Rm 1.25). Está na busca de uma fonte de esperança e conforto em meio a um sofrimento imenso? Deus é esta fonte! Medite no Salmo 91; irei apenas citar alguns versículos deste salmo tão lindo: “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda” (Sl 91.9,10).

Não use o seu corpo como entorpecente para aliviar a dor, pois o seu corpo é santuário do Espírito Santo (1 Co 6.19). A automutilação é um ato de substituir a obra de Cristo, e aquilo que Seu corpo e Seu sangue simbolizam, por uma forma de redenção criada pela própria pessoa. Jesus Cristo sofreu em seu lugar, fomos lavados e redimidos pelo Seu sangue. Leia Tito 3.4-7.

Encontre a paz, o consolo, o abrigo e a libertação em Jesus Cristo!
“Consolo, abrigo, força e refúgio é o Senhor... ♫”.


O que achou deste post? Deixe um comentário!
Meu twitter: @AbileneLeite.
Meu facebook: Abilene Leite.
Tem dúvidas sobre este e outros assuntos e/ou precisa de conselhos? Envia-me um e-mail: abileneleite96@gmail.com



51 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi eu cortei me dia 28/03/2016 pela primeira vez eu ando na igreja fui batizada nas aguas já pedi perdão a deus e a minha irma que me viu fazendo aquilo..eu não sei que fazer não sei como contar PA minha mãe.. isso me alivia :'c

      Excluir
    2. eu me corto faz uns 3 anos.. e não tenho vergonha de falar isso e nem de esconder os cortes ..
      ultimamente eu me cortei nos braços.
      so me arrependi de ter feito o primeiro corte ,por que a partir do primeiro eu nunca mais parei.. quero parar mais nao consigo
      me manda um email. jhenifersergio463@gmail.com

      Excluir
  2. Eu parei de me cortar ja faz 2 meses. Ja fui batizada nas aguas e mesmo assim continuei fazendo isso com o meu corpo. Eu não tenho orgulho das minhas cicatrizes. Me desviei dos caminhos de Deus mas, depois voltei para sua casa. Tenho uma lamina guardada que não tenho coragem de jogar fora. As vezes pego ela e levo até o meu pulso mas não tenho coragem. Eu continuo indo para casa de Deus mas, as vezes, ainda tenho vontade de me cortar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Não sei se o que vou falar pode lhe ajudar. Mas na minha experiência posso lhe assegurar que o fato de vc ir para reuniões não resolve o problema. Antes de vc ir para a "casa de Deus", vc deve entender que vc é a morada do Senhor! Você foi escolhida de uma maneira especial. No dia que vc deixar o Senhor Jesus arrumar a casa Dele (que é vc) do jeito que Ele achar que deve, aí sim as coisas irão mudar. Vamos fazer um teste? Cada vez que vc for se cortar vc diga: Senhor Jesus! Eu sou a sua casa, quero que o Senhor me autorize a fazer cortes na sua casa...Faça isso toda vez que sentir vontade.

      Excluir
    2. Olá querida!
      A vontade de se cortar, de vez em quando vai aparecer sim, principalmente para aqueles que estão lutando contra esse vício. Por exemplo, um ex-alcoólatra irá lutar por toda a sua vida para não cair no vício novamente; e assim também acontece com os ex-automutiladores.

      O importante é você ficar firme na casa de Deus e ter alguém que possa te acompanhar, um líder, por exemplo, a qual você possa desabafar e te ajudar a não se cortar novamente quando bater aquela vontade imensa. E jogue suas lâminas fora! Todas elas!

      "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." (1 Coríntios 10.13)

      Excluir
  3. eu sou a igreja tinha 5 meses que não mim cortava então comecei a não orar de noite nem de manha não ir pra evagelização comecei mim sentindo sobrecarregada então comecei a sentir um vazio e sem vontade de orar e ler a bibilia so orava na igreja e lia a biblia la mas quando chegava em casa um grande vazio dor sofrimento vinha no meu coração eu pensava em mim corta e em fazer bulimia mas eu nao fazia por que tinha um pouquinho de força entao teve um dia que não tinha mas forças eu mim cortei fiquei 1 semana sem ir pra igreja fiquei 1 semana sem come e quando comia uma balinha vomitava eu nao tava satisfeita tava com fome mas nao comia queria mim mata e nao queria ir pra igreja até q te tanto meus amigos insistir eu fui eles insistiram 4 horas pra mim ir pra igreja e eu nessas 4 horas ja manifestada chamando ele de mentiroso e tals ai fui pra igreja busquei a Deus e to bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa... o.O

      Não deixe de buscar ao Senhor para que você não se enfraqueça na fé como já aconteceu com você uma vez. Ore e medite nas Escrituras, mesmo que você não tenha vontade de fazer isso. É quando a gente não tem vontade que aí devemos lutar contra isso e buscar a Deus.

      O Senhor tem um plano muito grande para a sua vida. Tenha fé e persista!

      "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." (2 Coríntios 4.16,17)

      Excluir
  4. Oi, eu me automutilava, e como dito acima, isso começou com a bulimia e a anorexia, eu me sentia inunda ao comer muito e quando nao tinha como "miar" eu me cortava, quando eu saia da minha dieta eu me cortava, virou um vicio, eu levava as minhas lâminas para todos oa lugares, e acho que só nao me matei porque eu amava e ainda amo muito a minha mãe, e nao queria fazer ela sofrer perdendo a unica filha. Fui levando isso por alguns meses, mesmo quando me tornei cristã continuei, eu ainda nao tinha muita noçao de mada. Mas no dia 24 de agosto de 2013 eu decide a me entregar inteiramente a Jesus Cristo, e desde esse dia eu só cai uma vez. E acredite, eu venho superando isso sem ajuda de uma profissional qualificado (psícologo), pois é o Espirito Santo e a minha Mãezinha do Céu que está me danfo força todos os dias para eu nao me render as tentações que nao sao poucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! O Espírito Santo é o único que tem lhe dado forças para que não caia em tentações. Continue firme e sempre buscando ao Senhor!

      Excluir
  5. Eu me automutilava, faz 4 meses que eu parei, comecei a procurar a Deus, ler a palavra, entrei em um grupo jovem e hoje estou feliz, estou vivendo para Deus, antes eu me achava um lixo, não tinha vontade de viver... Mas hoje tudo mudou! estou com vários amigos do grupo jovem, estou indo bem na escola, tem uma vida boa!! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por isso! \o/ Que Deus continue te fortalecendo e te abençoando! Lembre-se: Você é muito especial!

      Excluir
  6. Eu me corto e mesmo sabendo do que jesus fez por mim,nâo consigo parar.. isso porque eu sofro até dentro da igreja,minha irmã conta mentiras sobre mim para meu pai (pastor) e ele acaba acreditando nela por ser a 'santa' da casa e me maltrata.. sofro bullyng na escola,na rua.. onde quer que eu vá,sempre sou um problema. Então pq eu nasci? Pq estou aqui? Eu não pedi ora nada disso acontecer.. me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vc tem uma outra forma de contato?

      Excluir
    2. muitas vezes o demonio esta entre nós, sua irma pode nao ter nocao do quanto ela esta te fazendo mal, acho que voce deveria se abrir com seus pais, dizer pra eles o que realmente acontece e o que voce esta sentindo. Jesus sofreu demais, imagina voce no lugar dele: morrendo agoniada em uma cruz por pessoas que voce AMA e que voce SE IMPORTA. Ja imaginou? Seu problema chega aos pés da cruz?
      O que quero dizer é que apesar das diversas dificuldades que tens na sua vida, Deus é e sempre sera o seu refúgio. Ele ajuda os justos e derruba os infiéis. Onde Deus esta, nada podera vacilar, se o Senhor é sua luz e salvacao,de quem teras medo? Minha filha, eu vou rezar por voce e pode ter certeza que tudo isso vai passar, basta voce falar a verdade para seus pais. Stay strong :)

      Excluir
    3. Olá querida!
      O grande problema no seu caso é a quem vc tem dado ouvidos. Existem muitas opiniões a seu respeito mas a única que interessa vc não quer ouvir.
      Tem as opiniões da sua irmã, do seu pai, da escola, da rua...todos eles dizem que vc é um problema.
      Em Isaias 66:1-2, Deus nos diz que Ele criou todas as coisas e que ninguém pode fazer uma morada à Sua altura, então Ele mesmo(Deus) escolheu a Sua morada. E sabe o que é melhor? Ele escolheu o homem (você), o aflito e abatido de espírito e que treme da Sua Palavra.
      Vc já experimentou orar com sua irmã? Já experimentou falar pra ela que vc é muito grata a Deus por ter lhe dado a melhor irmã do mundo? Pois a cada dia vc sente mais vontade de buscar ao Senhor por causa dela. Você já experimentou orar com o seu pai? Falar com ele que ele é um homem de Deus, justo que sempre ouve os 2 lados da história. Que ele tem te ensinado a andar nos caminhos de Deus. Que vc embora não mereça tem a melhor família do mundo.
      Você já experimentou orar pelos seus colegas da escola. Colocar cada um deles nas mãos de Deus? Já experimentou ir ao Senhor e falar com Ele como se fala a um amigo? Dizer: Senhor Jesus! Hoje eu me sinto tão sozinha, me sinto tão vazia, acho que ninguém gosta de mim! Mas Senhor, eu só a sua imagem e semelhança, o melhor da Sua criação. Sou tão importante que por minha causa o Senhor morreu na cruz. Como alguém pode não gostar de mim? Senhor me mostre mais a Sua Pessoa! Me mostre mais quem Tú és! Pois conhecendo mais de Ti eu saberei como me parecer mais Contigo! Senhor Jesus! Fale mais comigo. Eu tenho tanta facilidade em ouvir as opiniões dos outros sobre mim. Eles não me conhecem não sabem como eu me sinto. Mas a Sua opinião sobre mim é que deve me interessar, afinal o Senhor me criou, o Senhor me conhece mais do que eu mesmo. O Senhor me ama tanto que deu a Sua vida por mim. Senhor Jesus! Fale comigo mais, mais alto, para que eu pare de ouvir a voz daqueles que me tem como um problema e escute a Sua que só fala o quanto eu sou importante!
      Se vc aprender a falar com Deus dessa maneira, se vc aprender a orar com a sua família e a orar pelos que lhe perseguem, vc verá quanto tempo vc perdeu estragando a mais bela obra do amor de Deus, VOCÊ.

      Excluir
    4. Os conselhos dados acima são suficientes! Só quero reforçar uma coisa: Você nasceu para um propósito muito grande, Deus quer fazer muito através da sua vida. Não se importe com que os outros digam de você, pois o mais importante é o que Deus pensa ao seu respeito. Ore por sua irmã e pelo seu pai, para que eles sejam transformados e tocados pelo Senhor.

      Não desista de você, pois você é muitooooo especial! Lembre-se que as provações são para fortalecer a sua fé. Ou seja, o que você está passando agora é para que você algum dia venha aconselhar outras pessoas que estão passando pela mesma coisa que você passou.

      "Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." (1 Pedro 1.6,7)

      Excluir
    5. Oi como posso entrar em contato cm vc???? Passo pela msm coisa e tb sou filha de pastor rs'

      Excluir
  7. Eu sou evangélica, quando nasci meus pais ja eram evangélicos, eu cresci indo a casa do Senhor em todos os cultos e agora na adolescência eu sinto um vazio, não sinto mais vontade de ir aos cultos e eu comecei a me cortar, quando eu tinha 11 anos eu era magrela e com o tempo eu fui ganhando peso, eu não sou magra mais tbm não sou gorda e todos a minha volta falavam que eu tava gorda, que eu precisava fazer dieta e tinha que ir pra academia e essas palavras estavam me machucando então pra aliviar a dor eu comecei a me cortar, não deixo de ir a igreja mais se eu pudesse eu nem ia mais, me sinto horrivel e a lâmina virou minha melhor amiga ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá princesa!
      Você é privilégiada! Já nasceu em um lar cristão. Mas saiba de uma coisa. Ser filho de cristão não te torna cristã.
      Sabe esse vazio que vc sente? É normal. É de todo homem! Deixa eu te explicar melhor...
      A luva foi feita a imagem e semelhança da mão. Se vc encher a luva de terra, de água, de ar de qualquer outra coisa ela vai ficar super cheia, mas vai está vazia. Por que ela não se parece com nada daquilo. Mas se vc colocar a mão na luva, além de cheia,ela terá vida. Ela de fato será útil, porque está preenchida adequadamente.
      A mesma coisa é o homem. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, assim como a luva foi feita a imagem e semelhança da mão do homem. Você pode se encher de educação, sucesso, prazer, riquezas...mas vc não foi feita parecida com nada disso. Tudo vai lhe encher, mas não vai lhe dar vida.
      Sabe pq vc não tem mais vontade de ir para as reuniões? Pq vc nunca viu Deus em nenhuma dessas reuniões. Você conhece somente o "Deus" dos seus pais. Mas o que vc precisa é conhecer o seu DEUS. É ter experiência com Ele.
      Em Jó 42:5 diz: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
      Essa é a sua experiência. Vc conhece a Deus só de ouvir. Vc precisa ver o Senhor. E quando esse dia chegar, tudo o que lhe dar prazer (no seu caso é se cortar), deixará de ter sentido, porque Deus é tudo em todos! Ele é maravilhoso! E deu a vida Dele para que um dia você pudesse O conhecer. Isso é muito amor.
      Espero ter te ajudado. Sinta-se abraçada por mim.

      Excluir
    2. Princesa, como já foi respondido acima, não é porque seus pais são cristãos, que você é cristã. Hoje você conhece o Deus de seus pais, porque ouviu falar dEle, mas já chegou a hora de conhecer a Deus por suas próprias experiências, ter um encontro real com Deus.

      Ore, busque conhecer o Senhor através de Sua Palavra, vá aos cultos e peça ajuda para um líder da igreja de sua confiança. Só assim você construirá a sua casa na Rocha (que é Jesus) e não mais se abalará com comentários maldosos e não terá mais prazer em se cortar.

      Deixe que Jesus seja o seu melhor amigo a partir de agora!

      Excluir
  8. Eu tenho uma amiga ki faz isso.. sei ki ela naum faz por mal, essa "doença" er ainda mais forte ki ela.. Ela conhece a palavra d Deus.. mas ela naum pára 😢 eu to preocupada, naum sei como agir i ajudar.
    Te amo Kaay, pensa ki Jesus veio ao mundo i pagou por todos nossos pecados e dores, ki vc nao precisa sofrer puq Deus pode te curar, er so vc crer.. Te amo amg 🙏❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorrayne, mostre esse artigo para a sua amiga e esteja sempre ao lado dela. Pegue e jogue fora todas as lâminas que ela tiver. Dê forças, conselhos e principalmente ore por sua amiga. Com certeza Deus vai fazer uma grande obra na vida dela!

      Excluir
  9. eu nao sei bem o que eu tenho acho que agr estou sofrendo depressao pq um dia minha cabeça tava cheia nao aguentava mais minha familia parecia que estava todos contra mim e eu estava querendo desabafar com alguem e estava sentindo uma grande dor no meu peito nao aguentava mais ai lembrei que tinha uma gilete e comecei a corta meus braços e me senti bem mais aliviada so que depois eu me arrependi dos cortes que eu fiz vou tentar parar de fazer e pelo menos tentar desabafar com alguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, desabafa com alguém sobre o que está passando. Muitas das vezes o que a gente precisa é apenas colocar para o lado de fora tudo o que está "entalado" na garganta. Desabafe com alguém de confiança e que vá te dar conselhos sábios, hein.

      Ah, não é porque está de cabeça quente com alguém, que você está passando por depressão. Nada disso! Todos nós nos sentimos assim de vez em quando, é normal. Okay?

      Mil Beijinhooos... =*

      Excluir
  10. Oi, bom dia... :)
    Meu nome é Eduarda e tenho 16 anos, faz acho q 1 mês q não me corto. Comecei com isso aos 13, mas antes eu vivia tentando me enforcar e ficava socando meu próprio rosto diversas vezes como forma de punição e alívio. Claro q houve um tempo em que parei, voltei para a igreja e me batizei, um tempo depois voltei a me cortar por causa da baixa estima e por causa de garotos. rs... Mas agora faz 1 mês que não me corto pois descobriram enfim que eu fazia isso e me pediram pra parar, até contaram pra minha mãe. Mas ontem foi o pior dia da minha vida, passei ultimamente por algumas complicações a qual resultaram o término do meu namoro e ter que saber q existe pessoas que hoje se arrependem de ter me conhecido. Enfim, a alguns minutos eu peguei a minha lâmina que ainda guardo, pois não consigo jogar fora, e sentei em minha cama com a intenção de rasgar a minha pele como punição por tudo o que eu fiz de errado recentemente e pelo o que aconteceu ontem. Mas, eu não consegui me cortar, é como se algo estivesse me impedindo, como se estivesse segurando meu braço para não fazer isso. Por fim decidi pôr a lâmina em seu devido lugar e pesquisar na Internet sobre isso.. E achei o site de vcs. Digamos que Deus falou cmg agora. Tirei minhas dúvidas. Agradeço a Deus primeiramente e agradeço por vcs não terem negado em serem usados(a) por Deus. Muito obg.. Que Deus continue usando vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda!
      Sabe quando vou ficar bem mais feliz? Quando vc jogar a lâmina fora. Enquanto vc guardar vc terá vários motivos para usá-la novamente. Agora aqui pra nós! Se cortar porque terminou um namoro? Porque tem pessoas que se arrependem de ter te conhecido? NUNCA MAIS USE ESSES MOTIVOS!
      Existem pessoas que oram por vc e Deus acabou atendendo a essas orações. Sabe seu namorado? Ia estragar a sua vida e mais tarde o seu arrependimento iria ser bem maior. Sabe essas pessoas que não queriam ter te conhecido,? Pois é! São as pessoas que quando vc não está te desejam todo o mal.
      Então Deus te ama tanto que te livrou...mas vc ao invés de se alegrar se corta.
      Sabe Jó? Ele mesmo, o da Bíblia? em 42:10 diz: Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Quando Jó orou pelos seus amigos Deus mudou a sua sorte e lhe deu em dobro tudo o que ele havia perdido. Que tal orar por mim, pelos seus amigos e pelos seus inimigos? Ao invés de se cortar, ore por todos eles e sua sorte vai mudar.
      Um beijo minha linda!

      Excluir
    2. Eduarda, obrigada por sua palavras e lembre-se que Deus fala com a gente de diversas formas. Oh, jogue essa lâmina fora para não ter mais motivos para usá-la. E lembre-se: Você não tem culpa de nada. E se alguém não quer ter você como amiga ou namorada, quem está perdendo são eles; estão perdendo em ter uma companhia maravilhosa e a pessoa especial que você é! <3

      Excluir
  11. Pensei em me cortar. ..
    Mas agora vejo
    que se cortar não resolve problemas
    e sim quem resolve é Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Oi. Meu nome é Bianca, tenho 16. Estou muito interessada em ajudar meninas/meninos com os problemas que eu já tive. Pra deixar claro faço tratamento ainda p transtorno alimentar (bulimia) e já tive automutilação também. E já estou curada! Qualquer coisa podem me adc no Facebook "Bianca Pasqualito" vou estar amando ajudar pessoas que passam pelo que passei. E que vão ser curadas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, glória a Deus que você está curada! Fico muito feliz em saber que você quer ajudar pessoas que passaram pela mesma coisa que você passou. Você está no caminho certo, garota. Deixa Deus te usar!

      Excluir
  13. Ja Tentei Me Corta Mais Toda Vez Que Ia Me Corta Tinha Algo Mais Forte Que Nao Me Deixava Fazer Isto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "algo mais forte" é Cristo, e é Ele quem tem te sustentado até aqui. Não se corte, e entregue sua vida completamente a Jesus.

      Excluir
  14. Engraçado.acho q tenho algum problema.a primeira vez q me cortei, foi em uma briga de relacionamento,porque a pessoa me comparou com a ex, e eu fiz pra chamar atenção..A comparação me estressou. Depois, praticamente meu pai me agrediu,e eu fiquei com ódio dele,como ele era dez vezes mais forte q eu,não pude revidar.então. .com ódio. .eu corte minhas coxas. Quando a raiva surge. .tenho vontade de me ferir. Além do prazer q sinto de ver minha pele cortada e sangrando.. preciso conversar com a minha pastora..mas tenho vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem nenhum problema, pois várias pessoas também passam por isso e começam a se cortar por diversos motivos. Ore para que o Senhor desenvolva em você o domínio próprio que faz parte do fruto do Espírito que já está em você. Ore também para que você consiga controlar a sua raiva e tenha prazer somente em Deus.

      Não tenha vergonha de procurar ajuda, pois isso é muito importante para a nossa caminhada cristã.

      "Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo." (Efésios 4.26,27)

      Excluir
  15. Esse post me ajudou muito, estava perto de me cortar quando li isso, não posso me cortar, e não vou mais fazer isso, e que Deus me perdoe por tudo o que eu fiz comigo mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Chorei enquanto estava lendo,porque estou passando por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus está te curando minha linda, e Ele está enxugando todas as suas lágrimas. Fique forte!

      Excluir
  17. Eu me corto faz alguns anos, e to tentando para.. mais o motivo que me leva a fazer isso comigo msm, é porque eu me odeio e me aco feia, todos me julgam e minha mãe me abbandonou, meu pai só trabalha e minha vó com meu vô passa a maior parte do tempo na chacara deles e só vem pra cidade na quarta e no fina de semana e então eu fico mais sózinha.. eu queria poder desbafar com alguem e parar de me odiar tanto eu tento parar mais não consigo eu sei que todos tem defeitos mais eu não consigo aceitar os meus e tals...eu queria tambem ir mais pra igreja e tentar me apegar mais com deus porque eu sinto que a cada dia eu me afasto mais e mais e só penso e suicidio.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princesa eu sei tudo que passa,mas saiba que Deus é com você,Ele te ama muito, procure no Senhor o refúgio,não se machuque mais. Nosso Pai celestial te espera de braços abertos,a Igreja do Senhor quer lhe receber por completo. Não faça mais isso,creia que hoje é dia de mudança! Você pode vencer isso,todos podemos.
      Em Cristo somos mais que vencedores.
      #Jesus te ama Irmã❤

      Excluir
    2. Ei querida, olha o que Deus diz para você:

      Você é muito bonita. "Como você é linda, minha querida! Como você é perfeita!" (Cânticos 4.7)

      Você não está sozinha, mesmo que seus pais e pessoas próximas lhe abandonem. "Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá." (Salmos 27.10) e "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!" (Isaías 49.15)

      Deus te ama muito meu amor, peça para Ele te ensinar a amar você da mesma forma como Ele te ama. Ore e medite nas Escrituras todos os dias, peça para que Deus venha fazer morada em sua vida e sempre que puder vá aos cultos na igreja. Você perceberá a grande mudança que irá acontecer na sua vida!

      "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8.28)

      Excluir
  18. Eu me cortei ha 4 meses atrás e pedi perdão pra Deus só q eu tive uma recaída e cortei o braço e as pernas mais pedi perdão de novo pra Deus ten uns 2 meses q não faço mais só q a cada dia minha alma morre um pouquinho com uma duvida sera se Deus ainda me ama ? Alguem poderia me ajudar e me responder pq sinceramente nai sei mais��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Prieiramente quero dizer que também já sofri com isso. Nós, como jovens e/adolescentes, temos muitas questões e curiosidades sobre a vida. Queremos sempre ter a razão é por isso que inventamos muitas desculpas quando não podemos justificar nossas ações... Porém, estamos vivendo os últimos dias e breve será tarde a pedir mais uma vez perdão a Deus. Por isso busque santidade e vida plena "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
      1 Coríntios 6:19
      Consequentemente achará a felicidade e alcançará a Salvação. É isso que Deus quer, foi por isso que enviou o Seu filho. Deus lhe ama tanto que você não pode imaginar... Por isso siga os caminhos Dele. Ele jamais falha!

      Excluir
    2. É claro que Deus ainda te ama, minha flor. Nada do que você faça ou deixa de fazer diminui o amor que o Senhor tem por você.

      "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
      nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8.38,39)

      Excluir
  19. Comecei a me cortar há mais de um ano por causa de problemas escolares e emocionais. Parei por um tempo porque meus haviam descoberto e me colocaram em tratamento...mas agora voltei, mais fraca que nunca e os cortes já não são o suficiente, eu não quero mais viver. As pessoas que eu mais amam estão me abandonando e vem acontecendo uma série de coisas. Gostaria tanto que Deus me ajudasse, mas as vezes parece que ele não me ama. Terminei um namoro porque senti que era a coisa certa a fazer, mas depois o garoto que dizia que iria me amar para sempre ficou falando que já estava gostando de outra garota e ainda me chamou de louca, fiquei muito mal com tudo que ele disse. Na mesma semana minha "melhor" amiga se afastou de mim, assim como outras pessoas. Então eu tive a recaída. Antes eu me sentia com Deus agora sinto ele cada vez mais longe, eu estou no fundo do poço e não consigo subir, já tentei até tirar minha vida...alguém por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não te conheço, nem sei se um dia irá ler isso. Mesmo assim, quero dividir minha experiência com você. Também me cortei por algum tempo, pensava que eu não fazia diferença ou que era um estorvo para meus pais. Gostaria de ter uma história de superação, mas logo que parei com isso, uma amiga faleceu. Perdi o chão. Parei de frequentar a Igreja e tive sérios problemas em casa. Mas a pior coisa é se isolar, precisa lembrar que há pessoas passando pelas mesmas coisas " Permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
      1 Pedro 5:9
      Não há nada melhor que poder contar com um amigo, e Jesus sim, é o verdadeiro amigo

      Excluir
    2. Se precisar de alguém para desabafar deixe seu contato.
      Se arrependa e peça perdão ao Nosso Pai Celestial.
      Deus quer mudar sua vida hoje! Deixe ele entrar no teu coração!
      #VivendoPeloReinoDeDeus❤

      Excluir
    3. Princesa, a Bíblia diz o seguinte: "Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá." (Salmos 27.10). Ou seja, ainda que as pessoas que você mais ama, virem as costas, assim como aconteceu contigo, Deus nunca, nunca lhe abandonará.

      Mesmo que você não perceba, o Senhor Deus tem cuidado de você a cada momento. Sabe, não se importe se algumas pessoas viraram as costas. Lembre-se de uma coisa, quem está perdendo são eles; estão perdendo em ter ao seu lado uma pessoa maravilhosa como você é!

      Se você está se sentindo fraca, então ore a Deus, peça forças para enfrentar tudo isso. Busque ao Senhor através de Sua Palavra. Não se deixe abater. Não desista de você.

      "Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam." (Isaías 40.29-31)

      Excluir
  20. Eu me corto há algumas semanas, tenho um amigo do colégio que se corta também faz alguns anos, e ele disse que o faz bem quando está triste ou com raiva. Então, quando estava em um estado de depressão, tentei cometer a automutilação, e percebi que isso me ajuda de alguma forma e não consigo mais parar...

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!